Pages

domingo, 5 de dezembro de 2010

Anne Rice esclarece sua opinião sobre Stephenie Meyer e a série “Crepúsculo

No mês passado, uma entrevista que a autora de romances vampirescos Anne Rice deu a The Star Ledger acabou chamando muita atenção devido a ela ter dito o seguinte: “Crepúsculo é baseado em uma premissa muito boba: que os imortais iriam para o colégio. Isso é uma falta de imaginação, mas ao mesmo tempo, essa premissa boba deu a Stephenie Meyer muito sucesso. É quase um derrame de um gênio colocar vampiros no colégio. Eles só se formariam varias e varias vezes.”


Vocês entendem a parte que deixou as pessoas chateadas certo?

Bem, Anne Rice decidiu esclarecer sua opinião e gravou um vídeo falando sobre a série “Crepúsculo” (o vídeo foi de uma conversa com estudantes via Skype), e abaixo vocês podem conferir a tradução de tudo o que ela disse.




“Eu acho a Stephenie Meyer uma escritora maravilhosa e acho que ela deixou milhões de pessoas muito felizes.


Sabe, toda vez que um escritor se da bem desse jeito existe um dom e uma habilidade e acho que todos os escritores deveriam celebrar. Porque ela se deu muito bem e isso é bom para os autores e bom para os livros.

Agora eu sou fã de “Crepúsculo”? Não, na verdade não, porque eu dei uma olhada nos livros, li alguns, e ela parece ser competente, os livros são fáceis de ler e bons, e eu entendo porque alguém amaria os livros. Eu fui assistir os dois filmes e achei eles divertidos, mas para pessoas bem jovens.



O que me deixou fascinada sobre eles, foi que eu achei que eles pegaram a idéia romântica de Jane Eyre por Charlotte Bronte, a idéia de uma jovem sensível se apaixonar por alguém que é potencialmente perigoso e mais velho, bem mais velho, apesar de parecer terem a mesma idade e que se torna uma figura protetora para ela, essa é quase a mesma historia do clássico Jane Eyre.



É a fórmula para o romance feminino, o termo foi denegrido por autores populares, mas na verdade é uma formula maravilhosa, que tem muito a dizer sobre o que experimentamos na vida e como nos comunicamos com o sexo oposto, e o perigo e mistério envolvido no sexo oposto. E eu vi isso nos filmes e pensei ‘que incrível, Stephenie Meyer achou um jeito de fazer isso e de um modo completamente novo’.

Então eu achei encantador e gostei muito. Não é o que eu levaria comigo para uma ilha deserta, não é o que eu leio para relaxar, mas eu certamente respeito. Eu fico curiosa com o fenômeno, eu gostaria de ouvir das pessoas sobre o que eles gostam nos livros.

Eu fui criticada pela imprensa nos últimos dias, porque fiz uma entrevista com alguém sobre o significado dos vampiros na literatura e essa pessoa me perguntou, nesse contexto, sobre o que eu achava de “Crepúsculo” e eu disse que achava a idéia de um imortal ir a escola uma coisa boba, e bem, infelizmente muitos fãs da Meyer se sentiram insultados por isso e eu fui acusada de falar mal dela e de seus livros e isso não é verdade.

Eu gosto muito dela e do que ela faz. Eu estava tentando falar sobre o conceito dos imortais e como nós imaginamos os imortais e o que eles fariam, e para mim o conceito de um imortal ir para escola ao invés de Katmandu ou Veneza ou China é meio ridículo, é meio bobo que um imortal iria a escola ano após ano, mas isso é algo genioso da parte da Meyer e é isso que torna “Crepúsculo” maravilhoso, os vampiros estão na escola e a Bella também, e então funciona bem.

Então espero que vocês entendam que eu não estou falando mal dela, só estou dando uma opinião de uma pessoa que também escreve sobre imortais. Não é o jeito que eu faria, e acho um pouco bobo, mas acho que funcionou como mágica.”

 
Via: Twilight Fever

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares